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  • Lucas Tarallo

Os Personagens mais Importantes da História de sua Empresa - os KPIs

Atualizado: Mar 19


KPI, do inglês key performance metrics, são as métricas de performance chave para sua empresa.


Pense em métricas como personagens de um livro. Cada personagem tem seu papel por uma razão. Alguns aparecem em apenas um trecho, enquanto outros aparecem em todo capítulo e a história não pode ser contada sem eles.


Os KPIs são os personagens principais da história de sua empresa. Por esse motivo, nem toda métrica é um KPI, porém todo KPI é uma métrica.


Portanto, KPI é uma maneira de avaliar o sucesso de uma atividade que uma organização ou departamento está engajada. Exemplos:


Indicadores de produtividade: Uso dos recursos da empresa em relação as entregas.


Indicadores de qualidade:  Avalia o padrão de qualidade de um produto ou serviço em relação ao nível de aceitação estabelecido.


Indicadores de capacidade: Estes Key Performance Indicators medem a capacidade de resposta de um processo. Por exemplo a quantidade de produtos que uma equipe ou uma máquina consegue produzir certa atividade em um determinado período de tempo.


Indicadores estratégicos: Fornecem um comparativo de como está a situação atual da empresa em relação aos objetivos traçados.


A Stark trabalha com dashboards automatizadas - painéis gráficos que medem em tempo real os resultados de suas campanhas de marketing e o comportamento do usuário no seu site e que podem ser acompanhados a qualquer momento pelo seu celular.



Como criar os KPIs da minha empresa?


1. Definir Metas e Objetivos

Os objetivos variam de empresa para empresa, porém não podem ser focados apenas na receita. Devem também se relacionar com os processos e operações de seu negócio.

Indo mais longe, todos os objetivos definidos por uma companhia ou departamento devem ser específicos, mensuráveis, relevantes e focados no tempo. Esses tipos de objetivo são os chamados SMART GOALS e são cruciais na definição do rumo a se seguir.


2. Faça as Perguntas Corretas

As perguntas chaves para seu negócio ajudam a identificar o KPI. Elas devem ser feitas como questões abertas que requerem pensamento crítico. Não podem ser respondidas com “sim” ou “não”. Por exemplo: “O quão satisfeito estão seus clientes?” seria uma pergunta chave.


3. Guiar-se pelas Informações da Concorrência

Olhar profundamente os objetivos comuns de sua indústria e competidores pode te dar uma base dos KPIs a se seguir.

Entretanto, tenha sempre em mente que cada negócio é único e é bom que seus KPIs sejam também. A maneira como sua companhia define sucesso será diferente dos seus concorrentes, portanto focar nas métricas que beneficiam sua empresa é recomendável.


4. Determinar a frequência de coleta de dados

Alguns KPIs requerem informações colhidas a cada hora, dia, semana, ano... Portanto ter o planejamento e atribuição de funções bem definido ajuda a ter os dados organizados e recentes para uma inferência correta.


5. Definir Metas de Curto e Longo Prazo

Definir metas muito longe de serem alcançadas pode fazer sua empresa se perder nos passos que são necessários para chegar lá. Tenha a certeza de definir metas de curto espaço de tempo que levam ao seu objetivo final. Elas também são um indicativo se as estratégias e expectativas são realistas.


Nos Próximos posts abordaremos KPIs de performance relacionados ao time de marketing e que não devem faltar em sua empresa, como CAC, CRR, LTV e outros. Fique ligado!



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