Buscar
  • Lucas Tarallo

Empreendedor, você sabe o quanto gasta para conseguir um novo cliente?

Atualizado: Mar 31

Primeiro o conceito: o famoso CAC - Custo por Aquisição de Cliente - é calculado simplesmente dividindo o total investido em marketing + vendas pelo total de novos clientes provenientes desses esforços.

Claro que essa é uma visão um pouco simplista de todo o processo. Porém, se você não está medindo nada na sua empresa, recomendo começar por isso.


Qual a importância do CAC?


É um dos principais KPIs a serem acompanhados, pois possibilita uma visão mais clara sobre a viabilidade de investimentos, além de mostrar o valor do marketing digital em uma empresa.


Para entender melhor porque o CAC é importante, é preciso que a empresa saiba as etapas do seu funil de vendas e quais os custos gerados ao longo da jornada de compra do cliente.


Assim, é possível ajustar a meta de vendas e saber quais os investimentos poderão ser feitos para alcançá-las sem gastos desnecessários ou excessivos. Isso permite que uma empresa tenha uma boa saúde financeira e seja lucrativa.


Como diminuir o CAC?


Investir no Inbound Marketing é uma das maneiras. Estratégia responsável por guiar o cliente até o momento da compra através de conteúdos relevantes, o Inbound aumenta a interação entre empresa e consumidor, potencializando a presença digital da marca.


O casamento entre marketing e vendas também é primordial para que a empresa esteja sempre alinhada em seu objetivo de conquistar clientes. Os resultados são mais positivos quando as áreas trabalham em conjunto.


Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto, Brian Balfour escreve sobre CAC abordando alguns mitos e potenciais erros ao calculá-lo, como:


  • Quanto tempo leva entre o primeiro contato com sua marca até virar um consumidor?

  • Quais despesas são incluídas nos seus custos de marketing e vendas? Um dos grandes erros é não incluir salários e verba investida em ferramentas.


Fique atento que o próximo post será sobre CRR – Taxa de Retenção do Cliente. É aqui que começa a ficar interessante!


Enquanto isso a Stark preparou cinco dicas para melhorar o seu CAC e seu CRR:


1. Usar o email para responder preventivamente questões comuns, upsell e educar seu cliente sobre seu produto/serviço.

2. Ver cada interação com o cliente como uma oportunidade de melhorar sua lealdade a marca

3. Encontrar maneiras de construir hábitos em volta do seu produto

4. Torne o serviço do consumidor fácil. 56% dos clientes trocam de marca se a alternativa oferecida pela concorrência oferece mais meios de conexão.

5. Introduzir o feedback do cliente possibilita melhorias na experiência do cliente, design e até qualidades do produto/serviço.


#marketingdigital #empreendedorismo #business #negocios #marketingdeconteudo #KPI #empreendertransforma #geracaodevalor #empreendedorismodigital #vinhedo #valinhos #jundiai #louveira



60 visualizações
  • whatsapp logo fundo transparente
  • Instagram
  • Facebook

© 2020 by Stark Marketing Digital